segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A ARTE DA RECLAMAÇÃO

"Eu reclamava que não tinha sapatos, 
até encontrar um homem que não tinha os pés."
                                                              Provérbio persa


Saudações meus reclamações preferidos! Não estou aqui para reclamar como de costume, hoje eu os ensinarei a como realizar tal fato com maestria e ironia.


Depois do aclamado livro de Sun Tzu "A Arte da Guerra", chega agora às bancas virtuais  "A Arte de Reclamar" de Mim.


Sim sim, reclamar é uma arte e exige respeito como qualquer outra arte como pintar, cantar, atuar e escalar montanhas, e ela precisa ser levada a sério. 


O post será um pouco maior do que de costume (detesto posts grandes assim como vcs) mas enfim, valerá a pena.


Reclamar: re.cla.mar
(lat reclamarevti e vint 1 Exigir, protestar, reivindicar (direitos): Reclama o povo contra as arbitrariedades governamentais. Reclamou por justiça. Ninguém tinha razão, mas todos reclamavam. vtd 2 Pedir com protesto, insistentemente, reiteradamente, a entrega ou devolução de:Interpelou o guarda, reclamando os seus documentos. vint 3Queixar-se, protestar: "Medeiros e Albuquerque, que prefaciou aquele livro, não reclamou" (Afrânio Peixoto). vtd 4 Exigir, reivindicar: Cada qual reclame o que lhe pertence. Reclamam para si essa glória. vtd e vti 5 Pedir, solicitar: Nem bem acaba de almoçar ou jantar, já reclama a sobremesa e o café. O operário tem o direito de reclamar do patrão que lhe pague o saláriovtd e vti 6 Exigir, invocar: Reclamem a observância do regulamento. Os vereadores reclamam da mesa da câmara o cumprimento do regimento internovtd 7 Demandar, exigir; ter necessidade de: As ovelhas reclamam os desvelos do seu pastorvtd 8 Chamar (uma ave) com o reclamo de outra.





VOCÊ que está pensando em começar sua carreira de reclamador tem que saber qual o objetivo de sua reclamação. Existem vários objetivos: tirar alguém do sério, causar polêmica, mudar o mundo, ficar sozinho por um tempo, ficar sozinho pelo resto da vida. Vou orientá-los a cada objetivo.


VOCÊ QUE QUER:


Tirar alguém do sério: um dos objetivos mais comuns no meio social principal se há desavenças entre o reclamador (transmissor) e o reclamado (receptor). Persiga esse objetivo com mta cautela porque senão você irá exagerar e atingirá o objetivo "ficar sozinho pelo resto da vida". 
Reclamação bem sucedida
Se você conhece a pessoa que você quer chatear reclame exatamente do que ela gosta (ÓBVIO) usando como principal artifício a ironia e repetição. Não existe combinação mais perfeita do que essa para irritar alguém. 
Procure reclamar em horário que você sabe que é crítico para a pessoa como por exemplo um domingo pré-prova da facul, chuvoso, durante o Faustão, ou se for mulher já sabem o período né? Isso mesmo, pensamos igual (retire de perto dela objetos pontiagudos, ou vc nunca mais irá reclamar). DICA: Se perceber que a pessoa realmente ficou PUTA e você sentir compaixão por ela dê uma risadinha para quebrar o gelo, MAS NUNCA peça desculpas, você tem que estar convicto de sua reclamação e colocá-la num pedestal acima de TUDO.

Causar polêmica: aqui está um dos objetivos que eu mais gosto e me divirto. O bom reclamador polêmico solta a faísca da discórdia como quem só quer acender o fogão da discussão, aí sai de perto e fica escondidinho vendo o circo pegar fogo. Os locais mais propícios para se fazer isso é em salas de aula, mesas de barzinho depois das duas da manhã ou em brigas de casal trazendo à tona assuntos de 3 anos atrás. MUITO cuidado ao tentar galgar esse objetivo, o fogo poderá voltar contra você e você novamente vai conquistar o objetivo de ficar sozinho para o resto de sua vida medíocre.


Mudar o mundo: bom, um dos objetivos mais inúteis na minha "humirrrde" opinião. Você é um ser inútil, mais um totozinho que é o cu do universo. Deixe essa coisa de mudar o mundo para pseudo bom-samaritanos como o Bono Vox, Madonna ou Criança Esperança. BUUUUT, se você está realmente engajado nessa reclamação aqui vai algumas dicas. Nesse caminho mais do que os outros você PRECISA estar convencido de que sua reclamação é engajada, atual e verdadeira, porque somente assim você irá convencer os acéfalos a sua volta. Fixe em apenas UMA causa, não fique querendo resolver os problemas de todo mundo porque além de incoveniente você se tornará um pai de santo fajuto. Evite repetições, parecerá inseguro e ninguém vai querer um Salvador inseguro. E não proteste demais TODA HORA se não novamente você ficará sozinho.


Ficar sozinho por um tempo: objetivo bem eventual, só quando o estresse bate na porta de casa e tudo e todos parecem ser zumbis e que você gostaria de ter um três oitão para estourar os miolos de cada um deles. Você pode ser rápido e objetivo pedindo para pessoa que te incomoda se retirar do recinto, MAS não, nós somos reclamões de plantão e não perdemos a chance de soltar uma. Para fazer uma pessoa sair perto de você tente ser o mais reclamão, chato, insuportável possível. Mas não basta isso, a pessoa do seu lado precisa sentir ASCO de você, e aí é que entra o ingrediente especial: uma pitada de grosseria. Seja grosseiro, quase um ogro peidando. Se a pessoa insistir em ficar se utilize mais um artifício, a repetição. Ser grosseiro NÃO É SER VIOLENTO. Vamos entender a diferença, João Gordo é GROSSEIRO, o goleiro Bruno é VIOLENTO, bem diferente né? Eu recomendaria a você não perseguir esse objetivo frequentemente, se nao vocês já sabem né? LONELESS.

Ficar sozinho pelo resto da vida: parabéns pra você que quiser seguir esse caminho, além de você ser o maior reclamão da história você é burro pra CARALHO. Esse daqui é fácil, mas trabalhoso, requer muito empenho e suor. Conquiste esse objetivo realizando todos os caminhos acima com o fator REPETIÇÃO. PRONTO!!!! A solidão te aguarda, meu caro!





Bom, meus queridos e queridas, ta aí um tutorialzinho básico, agora é só praticar e reclamar muito! Boa sorte a todos vocês. Aceito críticas e reclamações argumentadas!


5 comentários:

  1. aew
    bacana

    vamos fazer a parceria sim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não tem o que reclamar desse tutorialzinho, fico show de bola.

    ResponderExcluir
  4. isahsaujsiaoJsaiOSA vlw felipão! vlw pelo coment!

    ResponderExcluir